A culpa é sempre deles!

Que a economia brasileira não foi lá essas coisas em 2011, todo mundo sabe. Agora, sair colocando culpa nos outros é para mim coisa de quem não quer nuca sair feio na foto. Hoje saiu o índice  de crescimento do PIB de 2011 pelo IBGE. Ao tomar conhecimento do numero de 2,7% de crescimento, os opositores do governo já começaram a chiar e com toda a razão.

Entre os Brics, o resultado foi o pior. Não adianta comparar o índice com as projeções dos países desenvolvidos. NOS AINDA NÃO SOMOS ! Temos que ser realistas. Somos ainda um país das commodities, das taxas absurdas, dos enormes tributos trabalhistas, da corrupção.  Dilma abre a boca e sem medo declara que a culpa é toda da crise. Seu ministro Guido Mantega diz a mesma coisa. Ao ver uma matéria hoje no site exame.com, confirmei o que já me ocorria em mente. O Brasil ainda não fez o dever de casa! 

Ser passado pela Russia é para mim uma questão de ofensa . Como uma país, que até pouco tempo atras era um caos e que tem 1/3 de sua economia apenas baseada no petróleo passou o Brasil? Como a China, em meio a mesma crise, conseguiu projeções do FMI de 9,2% para 2011?

Não adianta, devemos encarar a realidade. O governo não investe em infraestrutura. O PAC é uma piada de mal gosto. E ao invés do governo criar um ambiente de competição para a industria, cria “muros” na esperança de manter os empregos em solo brasileiro. Sonho e me sinto um tolo. Sonho com a reforma tributária, com investimento em infraestrutura de verdade – como faz a China. Sonho com investimento em educação, pois como disse o ex – ministro Delfim Neto no Jornal Nacional de hoje :“Em 2030, o Brasil precisa dar emprego de boa qualidade para 150 milhões de brasileiros. Alguém imagina que isso vai ser dado com exportação agrícola e exportação de minério? A indústria e os serviços são fundamentais para esse desenvolvimento” 

Serviço não sei, mas que a industria tá ruim por aqui é fato. Basta analisar o que disse o presidente da Foxconn sobre  o Brasil em um programa de tv em Taiwan :  O Brasil lembra “a antiga Taiwan exportadora de bananas” . Por mais difícil que seja, ao contrario de Dilma, tenho que admitir que ele está certo. Assumir o erro e o início para dar a meia volta e seguir o caminho seguro. Mas, nem isso o governo faz!

Anúncios
Etiquetado , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: