Mais vale um pássaro na mão do que dois voando!

Vira e mexe me deparo pensando em como o foco é importante na vida de qualquer organização. São as decisões tomadas hoje que delimitam os espaços para a empresa no amanhã. A mais de um ano venho acompanhando os resultados pífios – para dizer o mínimo- da B2W, o maior conglomerado do e-commerce brasileiro. E lhe digo uma coisa: A coisa tá PRETA. No ultimo relatório  trimestral de 2011 a companhia amargou um prejuízo de R$: 60,4 milhões .

Como muitos me perguntei: Como uma companhia com receita de R$:3 bi consegue ter prejuizo? Vasculhei o relatório e descobri que de 2010 a 2011 a B2W ,na ânsia de não perder o market share,  diminui sua margem bruta de 27,6% para 25,7%   .  Isso só deu uma leve alta nas receitas, mas, a operação continuou com a mesma taxa de despesas gerais de 2010, em aproximadamente 15%. Ora essa. Não precisa ser um bom matemático para saber que se você diminui sua margem em 1,9% ( lembrando que no varejo isso representa quase que a margem líquida) e mantem o mesmo patamar de despesas………..Hummmmmmm Acho que  deu pra entender!

Acontece que achei necessário contextualizar a situação da B2W para entra no assunto deste post. A matéria de capa da revista Época Negócios deste mês é sobre a Netshoes  e o seu crescimento espantoso. De fato, se tudo ocorrer como o previsto, a empresa fechará 2012 com uma receita de 1 bilhão de reais.  Nos ultimos 3 anos a empresa multipplicou por seis a sua receita e agora chega perto dos MAMUTES como a B2W. Fora o fato de que em 2011, graças a campanhas na TV,  a Netshoes se tornou  a loja online mais acessada do Brasil!

Não sei a sua opinião, mas creio que tudo isso mostra que o cenário já mudou e agora é a vez das .com especializadas. Não é a toa que a Amazon comprou em 2009 por US$: 1,2 BI a loja Zappos. Estamos no momento de consolidação das lojas totalmente voltadas para um mercado específico. Se quero um tênis vou para a Netshoes.com…………Se quero um perfume vou para a Sacks.com……………Se quero roupas de bebês, vou para a Babystore.com e assim como aconteceu no mercado americano, está acontecendo no nosso.

Essas empresas têm enormes vantagens se comparadas a B2W. Vantagens que não vou mencionar, pois dariam um outro post, de tão grandes e complexas que são. Termino apenas com o sábio provérbio que intitula este post: “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.

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3 comentários sobre “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando!

  1. Helder disse:

    Excelente post Ulysses.

    O mercado virtual já tomou proporções gigantescas e estar muito mais acessível em termos de facilidade e do número de pessoas. Atingindo várias pessoas nos mais diferentes lugares as empresas de ecomerce tem uma notória preocupação com logística e gastos operacionais. A B2W alega investimentos justamente na logística e nas áreas operacionais da empresa como forma de justificar a diminuição da receita, embora podemos observar q Dessa forma, a companhia projeta que a margem Ebitda e os lucros voltarão naturalmente na medida em que os problemas logísticos estão sendo sanados, será q isso acontece mesmo?

    • Oi Helder.
      Acho que os problemas de logística são apenas a ponta do iceberg. A desculpa de que a companhia investiu muito nos últimos anos não cola, já que a Netshoes em 2010 modernizou e eliminou a terceirização da logística e mesmo assim manteve um lucro modesto de 2 milhões. O que acho é que a americanas.com deveria buscar ser como a Amazon, uma empresa que iniciou voltada para o mercado de livros e hoje , mesmo abrangendo muita coisa, ainda mantem o foco com o lançamento do Kindle Fire. Enfim, buscar ser a melhor em apenas um setor.Essa história de querer abraçar o mercado, ao meu ver, é muito perigosa.

  2. Oi querido,

    Muito boa a temática! Penso semelhante a você, pois em um momento que o capital é valorizado como ouro, as lojas diversificadas terminam com estoque alto, o que reduz a rentabilidade. Penso que o momento agora é para formatos menores, renegando a onda das megastores, bem como de lojas focadas, com alto valor, serviços, rede, e linhas customizadas.

    Beijos.

    Lu

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